O tempo de conservação dos alimentos, ainda é uma preocupação constante para a indústria alimentícia, principalmente nos processos de refrigeração. Em razão disso, é preciso ter alguns cuidados que farão o alimento durar por mais tempo em todas as etapas.
Abaixo, explicamos quais pontos são importantes na hora de refrigerar esses alimentos, a fim de não comprometer o processo. Confira!
Temperatura
A temperatura depende, na maioria das vezes, do tipo de produto, das condições do armazenamento e do tempo, porém ela é fundamental na hora de refrigerar os alimentos.
Umidade
A umidade correta influencia na qualidade do produto. Por isso, precisa estar no ponto certo, para que se evite a desidratação, caso a umidade seja muito baixa, ou o aumento de bactérias, caso a umidade for muito alta.
Circulação de ar
A circulação de ar permite manter a composição e a temperatura uniforme, no entanto, o ar da câmara precisa ser renovado a cada dia.
Luz
Para reduzir a proliferação de fungos e bactérias é recomendado que se utilize luzes ultravioletas. Contudo, é preferível que o local mantenha-se no escuro.
Composição atmosférica de armazenamento
Para uma refrigeração eficaz, é preciso que se combine com a composição da atmosfera, pois caso ocorra um aumento de gás carbônico, afetará todo o processo fisiológico, deteriorando os alimentos mais rápido.
Com as máquinas da Termoprol, levamos em conta tudo isso, a fim de que o produto não perca a qualidade, aliando inovação e redução de custos de energia.
Saiba mais sobre nossos equipamentos em nossas redes sociais!